Cruzaltense, sexta-feira, 29 de março de 2024 Telefone (54) 99104-8921

Administração - Quinta-feira, 23 de Julho de 2020

Cruzaltense implanta pregão eletrônico.

A partir de agosto, várias compras que Prefeitura de Cruzaltense fizer, serão pela modalidade pregão eletrônico. A modalidade está sendo implantada para atender a exigência do Governo Federal, que estabeleceu pelo Decreto 1.024 que toda a compra usando recursos oriundos de transferências voluntárias para os municípios deve ser  feitas por pregão eletrônico. Tanto os municípios quanto os fornecedores se cadastram no sistema e o pregão acontece totalmente totalmente on line. A prefeitura de Cruzaltense irá utilizar a plataforma compras net, que é gratuita tanto para as administrações municipais quanto para os fornecedores.

O pregoeiro, Elcio Brack, considera que o pregão eletrônico dá mais agilidade e mais transparência aos atos administrativos. “Qualquer pessoa tem acesso ao pregão em tempo real, podendo acompanhar os lances, verificar  documentações das empresas e conhecer o valor final do certame”, explica. O pregão eletrônico também atende as exigências de distanciamento social decorrentes da Pandemia do Covid-19, porque não ocorre aglomeração de pessoas como acontece com o pregão presencial. Outra vantagem é uma maior competitividade. “Muitos fornecedores não participam de pregões em municípios mais afastados ou que não tem ligação asfáltica, o que frequentemente resulta em licitações desertas pela dificuldade de acesso e isso atrasa muito os processos”, afirma o pregoeiro.

O primeiro pregão eletrônico de Cruzaltense vai ser realizado no dia 3 de agosto, às 9h para a compra de dois veículos para as secretarias de Saúde e de Assistência Social.